Novidades

5 cuidados para dirigir em dias de chuva

5 cuidados para dirigir em dias de chuva

27/07/2016

Dias chuvosos costumam reduzir a visibilidade dos motoristas e aumentam a chance do veículo sofrer uma derrapagem ou passar por buracos com água. Por isso, em dias de chuva, os acidentes aumentam. Mas, saiba que é possível evitar estes problemas que podem até mesmo colocar sua vida em risco.

Veja a seguir os 5 cuidados para dirigir em dias de chuva! São dicas simples, mas que vão te proteger em situações caóticas.

Cuidados ao dirigir em dias de chuva 

• Não atravesse trechos alagados

Em nenhuma hipótese tente atravessar vias com enchentes! A água pode entrar no motor e ocasionar um calço hidráulico, um transtorno gravíssimo cujo conserto (se puder ser realizado) pode chegar a R$ 8 mil. Se não houver alternativa e você tiver que passar em uma área alagada (com água acima do meio dos pneus), deixe o veículo na primeira ou segunda marcha. E acelere constantemente. Caso o automóvel pare de funcionar, não o ligue novamente. Deixe no ponto morto e empurre o automóvel até uma região segura. Ligue para seu seguro e solicite um reboque.

• Dirija a menos de 80 km/h

Quanto maior a velocidade, maior é a chance de acontecer uma “aquaplanagem”, que é quando o carro faz um deslizamento sobre uma lâmina de água. O transtorno acontece em pistas pavimentadas e planas. Por isso, vale redobrar os cuidados e manter a velocidade sempre baixa. Se o automóvel sofrer uma derrapagem, não use o freio. Mantenha uma aceleração constante e segure com firmeza o volante de tal forma com que o veículo fique em linha reta.

• Trafegue com os faróis baixos ligados

Com eles em funcionamento a luz vermelha de trás também funcionará, e reduzirá o risco de acidentes, já que melhorará a visão do motorista da traseira. Dessa maneira você facilita a visibilidade dele, e garante a segurança de todos na via. Se tiver algum problema no farol e nas lâmpadas, não use seu automóvel de forma alguma. Leve o quanto antes a uma oficina para que o mecânico possa consertar as peças imediatamente. 

• Tenha cuidado com pneus desgastados

Estes itens em desgaste elevam a chance do automóvel derrapas. O mais recomendado é que os sulcos fiquem acima de 1,6 mm, pois eles têm a responsabilidade de drenar a água. Verifique também se o limpador do pára-brisa está funcionando corretamente, da mesma forma como o pisca-alertas e os faróis. Caso o automóvel não tenha um desembaçador, adquira produtos específicos para limpar os vidros. Você pode facilmente encontrá-los em lojas especializadas e lava-jatos.

• Encoste o carro se puder

Se for possível, e a chuva começar a ficar cada vez mais forte, o ideal é parar o veículo em um local seguro. Mas nunca pare sobre a via, ok? Quando estacionar o automóvel, deixe-o visível e ligue o pisca alerta enquanto espera a chuva passar ou ficar mais fraca. Essa é uma das melhores recomendações a se dar em dias muito chuvosos. Não tenha pressa em voltar ou chegar logo ao seu destino, já que sua segurança precisa vir sempre em primeiro lugar. 

Ter estes cuidados para dirigir em dias de chuva é essencial para preservar sua vida e garantir a segurança dos usuários.

Ainda ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário em nossa página do facebook!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES
E PROMOÇÕES POR E-MAIL