Novidades

Como proteger a pintura do carro contra maresia

Como proteger a pintura do carro contra maresia

17/08/2016

Você pretende viajar de carro com sua família para o litoral? Então, vale tomar alguns cuidados com os estragos que a maresia pode causar no seu automóvel. A maresia nada mais é do que microgotículas da água do mar, riquíssimas em sais, como o cloreto de magnésio e sódio, e sua ação sobre o metal do carro provocam a corrosão e a ferrugem.

A maresia pode prejudicar seu automóvel, mas, não se preocupe! Não é preciso desistir  de morar ou do passeio no litoral para poupar sua máquina. É possível preservar a lataria com algumas precauções. Vamos conferir como proteger a pintura do carro contra maresia?

Como proteger a pintura do carro da maresia?

• Guarde o carro em local coberto

Durante a noite, período mais crítico da maresia, o indicado é guardar seu automóvel em um lugar fechado e coberto. Dessa forma você protege a lataria contra possíveis danos e corrosões que podem acontecer por conta da maresia. Se não for possível estacionar em uma área reservada, cubra o veículo com uma lona de proteção. Assim você protege seu veículo contra a corrosão. 

• Confira os terminais do sistema do carro

Depois do tempo que passar na praia, confira atentamente os terminais de bateria, filtros de ar, conectores elétricos e o equipamento de lubrificação. Veja se eles estão livres de areia e água. Vale citar que estes resíduos podem quebrar as coifas do amortecedor e prejudicar a performance da suspensão do automóvel.

Portanto, é muito importante fazer manutenção na caixa de direção, além dos amortecedores depois de um tempo longo no litoral. Leve seu carro a um mecânico de sua confiança para que ele possa avaliar se houve algum dano na lataria.

• Leve seu veículo para uma lavagem especial

Encaminhe o automóvel para uma lavagem especial caso você fique mais de 15 dias na praia. Fique atento aos produtos de limpeza que serão usados, pois eles precisam ser neutros para não prejudicar a proteção da pintura, os componentes elétricos e as borrachas. Peça recomendações de empresas aos seus amigos, para que dessa maneira você fique mais tranquilo com a qualidade do serviço.

• Lave o carro toda semana

Se você mora no litoral, a recomendação é lavar seu veículo toda semana e aplicar cera no mínimo uma vez por semana. Para garantir uma melhor proteção, existem serviços de cristalização e de polimento. Também é indicado ir com frequência ao seu mecânico para que ele possa conferir as peças de proteção e para lubrificar os sistemas de transmissão e de suspensão.

Saiba que a corrosão e a ferrugem podem surgir nas áreas entre as borrachas, nas maçanetas, na carroceria e nos frisos das portas e do teto. Os automóveis fabricados há 10 anos ou menos já possuem uma proteção contra a ferrugem nas chapas. Se ela for danificada, a maresia corrói a suspensão, além do estabilizador e todas as peças do carro que são feitas de ferro. Por isso é fundamental proteger seu veículo contra os danos causados pela água salgado do mar.

É muito importante ter estes cuidados com seu carro para protegê-lo contra a maresia. São sugestões simples, mas que fazem a diferença.

Ainda ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário em nossa página do Facebook!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES
E PROMOÇÕES POR E-MAIL