Novidades

Como usar corretamente o ar condicionado do carro

Como usar corretamente o ar condicionado do carro

24/08/2016

Antes considerado um artigo caro, de luxo e restrito para pessoas com melhores condições financeiras, o ar condicionado vem sendo utilizado em uma quantidade cada vez maior de carros. Diversos fatores têm contribuído para esse número expressivo e que tem animado as concessionárias. O conforto nos dias quentes também faz com que o motorista prefira ter o aparelho em seu automóvel.

Mas é preciso ter alguns cuidados com o ar condicionado do carro para que ele funcione corretamente e tenha uma boa durabilidade. Confira as nossas dicas!

Ligue o ar algumas vezes por semana

Se você não costuma usar muito o ar condicionado durante a semana ou estiver na época do inverno, procure ligar o aparelho algumas vezes para evitar estragos no compressor, especialmente no selo de vedação do eixo. Dessa forma você garante a eficácia do produto e prolonga sua vida útil sem danificar o aparelho. Afinal, você não quer que o ar condicionado quebre justo nos dias mais quentes do ano, certo?

Use o aparelho na ventilação média

A ventilação correta é a média, que consegue conservar uma refrigeração de melhor qualidade. Portanto, quando for ligar o ar condicionado ao entrar no carro, procure usar o aparelho nessa velocidade, combinado? Dessa forma você também garante uma melhor eficácia do aparelho no dia a dia.

Abra o carro antes de usar o ar debaixo do sol

Se seu automóvel ficou um bom tempo parado embaixo do sol, e você pretende usá-lo para se refrescar, abra os vidros e as portas do veículo. Aguarde alguns segundos. Depois, feche as portas, ligue a máquina e saia com os vidros abertos para o calor sair. Ligue o ar condicionado na velocidade de sua preferência e direcione as saídas de ar para cima. Dessa forma o ar frio vai cair e resfriar um espaço maior. 

Você pode usar o ar em dias frios

O ar condicionado pode ser de grande utilidade para dias em que o calor não deu as caras. Por exemplo, ele pode ser utilizado para aquecer o local, antes do motor ficar quente o bastante para proporcionar ar quente sem a necessidade do aparelho. Também pode ser usado para desembaçar os vidros. Ao jogar o ar forte no pára-brisa, ele melhora a visibilidade, independente se o ar é frio ou quente.

Faça uma revisão

Tenha como hábito realizar uma revisão geral em seu aparelho, no mínimo uma vez por ano, já que ele foi produzido para ter uma ótima durabilidade e vida útil prolongada. A manutenção é a melhor maneira de proporcionar o conforto necessário para todos seus usuários. Existem empresas especializadas para conferir itens como pressão do gás, mangueiras e o filtro de partículas, que quando está sujo, pode atrapalhar a performance do ar.

Com essas dicas de como usar corretamente o ar condicionado do carro, você poderá se refrescar da melhor forma, sem ficar na mão por conta de algum problema no ar. 

Tem alguma dúvida? Comente, dê a sua opinição em nossa página do Facebook, estamos aqui para ajudar!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES
E PROMOÇÕES POR E-MAIL